MPB-4 – Lamento

 

Em atividade desde a década de 60, o MPB-4 é hoje uma das referências da música vocal brasileira. Inicialmente formado pelos músicos Aquiles Rique Reis, Milton Lima dos Santos Filho (Miltinho), Antônio José Waghabi Filho (Magro) e Ruy Alexandre Farias,

Desde o seu início, o grupo sofreu apenas uma mudança em sua formação. O cantor Dalmo Medeiros, que foi integrante de um outro grupo vocal brasileiro importante na década de 70, o “Céu da Boca”, entrou no lugar de Ruy Farias em 2004.

O repertório do MPB-4 sempre se baseou nos grandes compositores da música popular brasileira, como Noel Rosa, Pixinguinha, Chico Buarque, Milton Nascimento, entre tantos outros. O grupo ainda percorreu por outros gêneros musicas em seus mais de 40 anos de formação.

A grande parceria realizada pelo MPB-4 em toda a sua carreira é com o compositor Chico Buarque, da qual, o clássico “Roda Viva”, que foi eternizada em um importante festival nos anos 60, é lembrada até hoje em todos os shows que o grupo faz pelo Brasil:

O video acima é de 1967, e mostra em imagens da época essa parceria com Chico Buarque, que foi importantíssima para o grupo e que durou aproximadamente 10 anos.

Com dezenas de albuns gravados, muitos prêmios, e shows por todo o Brasil e no exterior, o MPB-4 trabalha hoje em um novo album, que vai trazer novos arranjos para boleros famosos de compositores brasileiros.

Para encerrar, vamos ver um video do grupo de 1974, que é um trecho do programa exibido por um programa de TV. Neste vido o grupo apresenta “Lamento”, um samba clássico de Pixinguinha e uma das mais impressionantes construções harmônicas feitas por este importante representante da música vocal brasileira.

Para quem ainda não conhece e quer acompanhar o grupo, basta clicar aqui e fazer uma visita no excelente site oficial do MPB-4, que é sempre atualizado por todos os integrantes remanescentes do grupo.

Anúncios

Uma resposta

  1. Eles são os 4 rapazes do Brasil, muito mais importantes pra nós que aqueles tão badalados 4 rapazes da Inglaterra. Sem o MPB-4 a música brasileira não teria toda essa diversidade, ou toda a diversidade que já tinha não teria sido tão bem divulgada. E, melhor ainda, que foi divulgada principalmente pelo samba, que realmente é a melhor maneira de se conversar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: