Schlomo & vocal Orchestra – Teardrop

Na enciclopédia virtual Wikipedia, pode se encontrar o significado do BeatBox da seguinte maneira:

” O termo beatbox (que, a partir do inglês, significa literalmente caixa de batida) refere-se a percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a vozbocacavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.”

Embora frequentemente associado ao estilo hip-hop, o beatbox tem diversas utilizações em vários estilos musicais, como já vimos no post do grupo paulista Barbatuques, Vocal Sampling, Cosmos, etc, ou seja, a utilização do corpo e da voz para imitar instrumentos.

Neste post, vamos conhecer um dos pioneiros desta arte de imitar instrumentos, que é  o inglês, descendente de Israelenses, iraquianos e alemães, Simon Schlompo. Ele vem fazendo isso desde 2004, quando participou da abertura dos jogos olímpicos em Atenas. No mesmo ano, ele foi convidado pela islandesa Bjork para participar de seu album Oceanic, e essa participação valeu uma indicação ao prêmio Grammy daquele ano.

Depois de várias colaborações para vários artistas e algumas turnês, atuação em programas de TV e festivais de Jazz,  Schlompo se juntou em 2007 à primeira orquestra de beatbox do mundo, a Vocal Orchestra. Em 2008, o grupo foi uma das atrações do festival Glastonbury, realizando uma apresentação de quase 2 horas com vários convidados ilustres como Martha Wainwright,Reverend and the Makers, Ed Harcourt entre outros.

Vamos ver então performance  ao vivo do grupo Schlompo and the Vocal Orchestra para uma belíssima música da banda inglesa Massive Attack, que está no album Mezzanine, de 1998 e que tem participação de Elizabeth Frazer, cantora de outra banda inglesa chamada Cocteau Twins. A música se chama Teardrop, e é considerada um clássico do Massive Attack, para quem não conhece a música original, ouça abaixo:

Agora veja como ficou essa música nos beatboxes do grupo Schlomo and The Vocal Orchestra, nos vocais de Yvette Riby-Williams:

fonte: Wikipedia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: