Anuna – Dulaman – Invocações da Irlanda

Quando se ouve falar de música irlandesa, basicamente se lembra dos nomes mais comerciais reconhecidos mundo afora através de décadas, como U2, Cramberries, Sinead O’Connor, Van Morrison, entre outros, ou então se lembra dos sapateados, das danças e músicas tradicionais, tocadas nos pubs e tocadas por músicos que utilizam instrumentos particulares, como whistle, bodhrans, flautas.
O fascínio que os irlandeses e a sua música exercem nas pessoas hoje em dia é um fato relevante. Aproveitando a semana onde se comemora o dia de São Patrício, esse blog vai apresentar um grupo que, ao mesmo tempo, explora e reconstrói a música irlandesa, com muita originalidade e inteligência: o “Anuna”
Em 1987, o compositor Michael McGlynn, natural de Dublin, República da Irlanda, fundou Um Uaithne, um nome que representa os três tipos antigos da música céltica tais como Suantrai (canção de ninar), Geantrai (canção feliz) e Goltrai ( lamento). Um dos objetivos principais do grupo seria explorar e redefinir esse tipo de música como também executar os trabalhos originais de McGlynn e os seus arranjos de música irlandesa medieval e tradicional.O “Um Uaithne” tornou-se Anúna em 1991.
O grupo conta com cerca de 14 cantores, todos irlandeses e com diversas atividades diferentes fora da música.
Os arranjos do coral feitos por McGlynn são escritos de forma a acentuar o som único do Anúna e utilizar a mobilidade do grupo durante exibições ao vivo, já que eles não utilizam nem partitura e nem maestro. A formação do Anúna é de 14 cantores.
O video abaixo, é de uma canção que se chama Dúlámán, composta por Michael McGlynn e cantada em gaélico. Essa música faz parte do album “Celtic Origins” e tem como solista o cantor Ian Curran e acompanhado por uma parte do grupo, incluindo o próprio McGlynn. Pode-se perceber a incrível afinação e sincronia das vozes em um visual de extremo bom gosto, veja:

Fontes: Wikipedia, sítio Attambur e o sítio oficial do grupo irlandês Anuna

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: