The Alley Cats: “America’s Premier Doo-Wop Group” em Duke of Earl

Doo-Wop: Estilo musical vocal americano, surgido nas comunidades negras americanas nos anos 50 e muito popular nos Estados Unidos nos anos 50 e 60. Baseado no Rhythm and blues e caracterizado pelas harmonias suaves e backing vocals que repetem frequentemente onomatopéias, onde os cantores se utilizam da própria voz para substituir os intrumentos musicais, já que nesta época os grupos não tinham dinheiro para comprá-los.
O Estilo foi fundamental para a construção estética dos grupos da gravadora Motown, como The Temptations, Supremes, entre outros.
Depois de um tempo no esquecimento, o estilo Doo Wop, vem tendo uma certa popularidade entre os grupos vocais Acapella devido à facil adaptação dos cantores ao formato vocal.
Entre os grupos formados neste ressurgimento do Doo-Wop, está o The Alley Cats, grupo fundado em 1987 por quatro colegas de escola que resolveram cantar os clássicos do estilo dos anos 50, incluindo improvisações em suas performances. O grupo já se apresentou em diversos programas de televisão com várias celebridades, chegando até a se apresentar na Casa branca para o presidente dos Estados Unidos e é conhecido pela alcunha de “America’s Premier Doo-Wop Group” , ou “O melhor grupo de Doo-Wop da America”
O video abaixo mostra o grupo cantando um dos clássicos do Doo Wop, que é ‘Duke of Earl’, composto por Gene Sandler em 1962, chegando ao topo da parada BillBoard daquele ano por 3 semanas. Nesta performance dos Alley Cats, percebe-se as principais características do estilo (onomatopéias como acompanhamento, harmonia suave, etc).

Saiba mais sobre o estilo Doo-Wop no Wikpedia clicando aqui e conheça mais o grupo The Alley Cats no site oficial do grupo aqui

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: